As etapas mais importantes para um pescador praticar o pesque e solte são

11-08-2014 17:01

1 - fazer exame rápido da condição do peixe para assegurar uma liberação bem sucedida.
2 – Retirar os anzóis rapidamente o mais rápido possível.
3 - deixar os peixes na água ao remover o anzol, liberando-os rapidamente.

Há diversas outras maneiras melhorar taxas da sobrevivência:

* O que quer que você faça, faça-o rapidamente. Manter um peixe esgotado fora da água é como prender um saco sobre um atleta que termina uma maratona. Ambos necessitam o oxigênio para sua imediata recuperação.

* Molhe suas mãos ou luvas antes de segurar os peixes. Cuide para não ferir os olhos ou as guelras. Colocar os peixes em uma toalha molhada ajudará aos peixes reter seu limo (muco) protetor. Para manter ainda os peixes, coloque-o em sua parte traseira ou cubra seus olhos com uma toalha molhada. Controle os peixes todas às vezes! Se você deixar o peixe cair, suas possibilidades de ferimento e da morte aumentam.

* Decida-se sempre sobre quais peixes irá manter consigo; liberte imediatamente todos os outros. Não acumule peixes por período prolongado, nem libere os peixes que forem previamente reservados para abate. Nunca coloque um peixe em seu viveiro se pretende liberá-lo mais tarde caso você capture algum maior. Uma vez que você faz uma decisão para manter um peixe, fique com ele. Os peixes que você libera de seu viveiro têm uma probabilidade de sobrevivência muito reduzida.

* Evite o uso dos bicheiradores (ganchos para retirar o peixe da água), e nunca remova os peixes grandes tais como o tarpon da água. Os peixes grandes podem ferir-se gravemente, conseqüentemente, devem ser tratados com o devido respeito. Faça a fotografia dos grandes peixes na água e libere-os.

* Lembre-se de não prender os peixes em uma posição vertical para inspecioná-los ou ao fotografa-los. Ou os órgãos internos podem ser deslocados e o stress é aumentado nesta posição antinatural. Os peixes grandes nunca devem ser suspensos ou suportados apenas pela maxila inferior, somente com alicate especial ou de outra maneira (alguma ferramenta projetada para prender a maxila inferior para facilitar segurar). Prenda os peixes horizontalmente pela maxila inferior com uma mão, e apóie a barriga com a outra mão. No caso de peixes muito grandes, especialmente o Robalo, corre-se o risco de rompimento do tecido cartilaginoso distendendo os ligamentos que conectam a cabeça ao corpo -- e os peixes morrerão, dolorosa e lentamente, por inanição. Esta parte da anatomia é vital para a ação de engolir suas presas durante sua alimentação.

* Se for difícil de remover o anzol com a mão, use alicates de bico longo ou alguma outra ferramenta especial para este tipo de remoção. Não rasgue os tecidos para remover o anzol. Retire o anzol através da ferida original. Se isto falhar, corte o líder e deixe o anzol. De qualquer maneira se você pretende manter os peixes vivos, corte o líder perto do anzol. Ao liberar peixes grandes, não os levante para fora da água pelo líder; isto pode aumentar os danos aos peixes.

* Utilize sempre que possível, para o pesque e solte, anzóis com micro-farpas ou sem farpas. Se não encontrar estes anzóis, remova as farpas com o auxílio de um alicate. A probabilidade de você perder um peixe utilizando anzóis com farpa e sem farpa não são significativamente diferentes. Os anzóis sem farpa são mais fáceis de remover, e causam menos danos físicos aos peixes.

* Use circle hooks. Causam menos ferimento e aumentam a eficiência nas fisgadas.

* Se seu peixe estiver em boas condições, retorne-o imediatamente à água tomando o cuidado de inserir primeiro a cabeça do animal na água. Se não nadar (assumir condição letárgica) ou nadar erraticamente, pode ser necessária uma ressuscitação até que os peixes possam nadar por seus próprios meios. Segure os peixes esgotados de maneira adequada, primeiramente colocando uma mão sob a cauda e prendendo o bordo inferior com a outra. Se o peixe estiver em boa forma, posicione-o meramente com a cabeça na corrente. Se estiver severamente letárgico, comprima o bordo inferior para fazer com que a maxila abra e mova delicadamente os peixes para a frente. Mover os peixes em um movimento para frente e para trás, de maneira errática apenas induzirá o animal a mais stress. (Você já viu algum peixe nadando para trás?) No primeiro sinal do peixe querer tentam nadar para afastar-se o deixe ir. As tentativas prolongadas de ressuscitação serão altamente estressantes ao peixe.

* Espécies pelágicas de grande porte tal como tubarões e tarpon devem ser trazidos ao lado do barco dentro de 20 minutos depois de fisgado. Se você estiver trabalhando insistentemente os peixes esgotados que fizeram esforços intensivos, eles não ressuscitarão, você deve considerar a utilização de um equipamento mais pesado.

* Esvaziar ou não esvaziar? Diversos estudos foram conduzidos para determinar se esvaziando as bolsas natatórias distendidas dos peixes capturados em águas profundas aumentariam as suas perspectivas de sobrevivência. O resultado foi inconclusivo sobre esta técnica ser benéfica ou não, entretanto, esvaziar estas bolsas nas Garoupas, mostrou resultados muito positivos, observando-se o aumento significativo de exemplares que sobreviveram as capturas. Por isso é importante aprender e usar procedimentos apropriados de forma correta.

*Pratique e compartilhe estas técnicas! Ensine suas crianças e jovens pescadores, estes poucos e simples procedimentos ajudarão a assegurar populações abundantes dos peixes para o futuro.
_________________
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.